Papo da Semana - de 12 à 18/10
- Gabi Rhoden
- 13 de out.
- 7 min de leitura

Semana de Lua Minguante começando. É importante lembrar que essa lunação teve início com o Eclipse Solar em Virgem, no momento da Lua Nova. Sendo assim, esse período de encerramento que viveremos ao longo desta semana está diretamente ligado a esse evento e a tudo que ele despertou em nós.
O período minguante, que dura em torno de 7 dias e conecta a Lua Cheia à Lua Nova, é um tempo de se voltar para dentro. A Lua perde energia e luz e nós, reflexos dela, também. É comum serem dias mais arrastados, sem tanta disposição e com uma necessidade latente por momentos em solitude e silêncio.
É importante estarmos atentas a essa desaceleração. É um convite para reduzir o ritmo. Nos dias atuais, onde vivemos sob grande pressão externa por agilidade e o tempo parece sempre escapar entre as mãos, se alinhar à Lua e fluir com a ciclicidade dela, principalmente nos momentos de Lua Minguante e Nova, é como um ato de transgressão.
Portanto, descanse, tire um tempo para você, para escutar as mensagens da feiticeira, arquétipo que rege essa fase da Lua. É por meio da escuridão e do silêncio que acessamos o discernimento e a capacidade aguçada de análise que a Lua Minguante desperta.
Juntamente com o processo de finalização desse ciclo lunar tão intenso, vivemos alguns movimentos planetários importantes esta semana também, com a volta de Plutão ao movimento direto, a entrada de Vênus em seu signo de regência, Libra, e um aspecto tenso entre o Sol e o gigante Júpiter.
Mais detalhes de todos esses trânsitos e as energias de toda a semana abaixo, acompanhando os movimentos dos astros dia a dia:
12/10 – DOMINGO
O domingo começa com os últimos momentos da Lua em fase Cheia, chegando a Câncer às 3h37 da manhã. Esse signo reverbera diretamente em nosso campo emocional, nos deixando mais sensíveis. É importante lembrar também que a Lua rege Câncer, portanto é como uma volta para casa, refletindo em nós com uma busca por momentos acolhedores e que nos nutrem profundamente.
Acredito que domingo seja um bom dia para uma Lua em Câncer. A energia é gostosa para ficar em casa, com a família, cozinhar para quem ama, se aninhar na concha e apenas viver.
13/10 – SEGUNDA
No meio da tarde, a Lua em Câncer aplica a quadratura ao Sol em Libra, aspecto que marca o início da fase minguante. Esse aspecto reflete como um conflito entre o pensar e o sentir, muito característico dessa fase minguante, e é preciso cuidar com as tendências vitimistas de Câncer e não se deixar inundar pelo campo emocional, que pode ser bastante afetado.
A entrada de Vênus em Libra às 18h19 auxilia nesse processo, pois traz mais ponderação e nos ajuda a olhar para as situações com cautela e interesse. A chegada do planeta das relações, da troca, da beleza e do amor em seu signo de regência é um bom presságio para esse começo de semana. Embora sua passagem por casa seja breve, apenas até dia 05 de novembro, este tende a ser um período em que o equilíbrio está a nosso favor.
Durante a estadia de Vênus em Libra, temos ótimas chances de promover os alinhamentos necessários em nossas relações, sendo um excelente momento para se abrir mais às perspectivas de fora, com maior abertura à socialização e mais inteligência para gerir as dinâmicas de trocas em que estamos envolvidas.
Logo que chega em seu signo de regência, ela fica oposta a Netuno, que está em Áries, podendo evidenciar nossa individualidade. É um trânsito que escancara o fato de que somos seres únicos vivendo e trocando entre nós a todo momento, com toda a profundidade e intensidade que isso traz.
Não bastasse de movimento para uma segunda-feira, temos ainda um último, de importância significativa: Plutão volta ao movimento direto no signo de Aquário. Ele estava em movimento retrógrado desde maio, bastante tempo já. É assim mesmo com os planetas transpessoais, eles ficam mais tempo retrógrados do que os planetas pessoais.
Lembrando que os movimentos retrógrados estão relacionados a processos de retomada e de investigação do passado, e que os planetas transpessoais são os que interferem diretamente no contexto social e coletivo. Isso nos ajuda a crer que faz sentido eles ficarem mais tempo retrógrados, já que temos tanto o que revisar e investigar enquanto coletividade.
Sua passagem por Aquário marca o início de um novo tempo, já que ele ficará nesse signo até 2043, marcando toda uma geração com as características disruptivas, originais, revolucionárias e transgressoras do signo do aguadeiro.
Abre-se à nossa frente um grande chamado para pensar a vida em grande escala, ousando sair do lugar-comum para criar a própria vida, alinhada com as necessidades de todos e, principalmente, as do planeta que nos recebe para viver essa experiência terrena.
Aquário é considerado um signo muito humanitário, sua natureza é pensar e entender a complexidade do que é ser humano, por isso, tantos ideais, tanta curiosidade e tantas, tantas perguntas.
Ao longo desses bons anos que temos com o planeta da transformação, da morte e da regeneração nesse signo, eu creio que veremos grandes mudanças em nossa forma de viver, e o fato dele voltar ao movimento direto neste momento indica um novo passo dado em direção a essas mudanças.
14/10 – TERÇA
Logo pela manhã, a Lua Minguante entra no signo de Leão, indicando que o dia estará propício para se colocar em primeiro lugar e entender o que o momento pede da gente.
A Lua em Leão na fase minguante vem para mostrar que está tudo bem se priorizar, colocar suas necessidades acima das dos outros e saber impor limites quando necessário.
Temos nesse dia um grande trígono no céu que promete um vendaval de ideias. Pensamentos chegam de todos os lados, escancarando as possibilidades e oportunidades à frente.
Trata-se do aspecto que conecta os três signos de Ar por meio de Vênus em Libra, o Plutão que acabou de ficar direto em Aquário e Urano em Gêmeos. Aspecto esse que acontece com todos os três planetas no grau 1 de seus signos. Esse fato é importante porque acredita-se que, logo nos primeiros graus, é que temos o cerne de um signo. Sendo assim, cada um compartilha a essência da sua força, trazendo uma expansão muito interessante para nossa mente, que pode se apresentar mais curiosa, aberta e cheia de vontade de experimentar coisas novas.
É um aspecto excelente e intenso. A presença de Vênus, a pequena benéfica, plena e potente em Libra, traz um ar de leveza, revelando que, por meio dessa conexão, podemos entender melhor o que precisamos transformar e revolucionar em nós para viver com mais harmonia.
É um dia de insights, revelações e alto poder de compreender a fundo o momento presente, além de poder voltar tudo isso para si e introjetar essa força profundamente por meio da Lua Minguante em Leão.
15/10 – QUARTA
Na quarta, a Lua permanece em Leão e os aspectos mais fortes da semana ficaram para trás. A partir desse dia, é hora de focar em minguar, silenciar e buscar momentos de introspecção que irão trazer as respostas necessárias para seguir.
16/10 – QUINTA
Com a Lua Minguante entrando em Virgem na quinta-feira, revivemos os ensinamentos do último Eclipse, vindo à tona onde a vida está nos pedindo empenho, trabalho árduo e foco.
Aqui, mesmo com a força minguante que tende mais à estagnação do que à ação, é importante estar comprometida com atitudes coerentes e alinhadas com os caminhos que escolhemos seguir.
17/10 – SEXTA
Encerrar a semana com um aspecto tenso talvez não seja o melhor dos mundos, mas essa é a realidade. Então, bora lá, vamos nos programar para poder lidar com a quadratura importante de Sol em Libra e Júpiter em Câncer, duas energias potentes e expansivas, um verdadeiro duelo de gigantes no céu.
A tensão fica por conta do cabo de guerra entre razão e emoção, evidenciado pela presença do Ar e da Água nesse trânsito. Pode ser que o campo emocional extremamente ativado traga um tanto de confusão para a mente, nos deixando indecisas, ansiosas ou com dificuldade de agir por medo das consequências.
O importante é saber que, independentemente do que acontecer, sempre é possível aprender e tudo que envolve Júpiter está relacionado com a nossa capacidade expansiva. Sendo assim, por meio dessa tensão, podemos perceber onde precisamos trabalhar nosso equilíbrio para que a voz do nosso interior possa guiar nossa jornada.
18/10 – SÁBADO
No sábado, acontecem importantes aspectos de Marte em Escorpião com os Nodos Lunares, pontos do céu que nos ajudam a entender de onde viemos e para onde vamos.
Por meio desse trânsito que tende a ser intenso pela presença do signo de Escorpião, podemos acessar com mais clareza alguns pontos de dor, de trauma e de incômodo que necessitam do nosso cuidado.
A partir desse olhar e da compreensão daquilo que precisa ser curado e transmutado, podemos nos alinhar de uma forma mais certeira com nosso destino, afinal, é disso que tratam os Nodos Lunares.
Boa Semana!!!
As energias são essas, e meu apontamento final é para você fazer sua parte agora. Pegue seu caderninho precioso, anote o que mais te toca, se programe de acordo com aquilo que você sabe agora.
A Astrologia faz real diferença na nossa vida quando passamos a alinhar nossas ações com aquilo que sabemos do céu. Portanto, espero que você possa utilizar dessas e de todas as boas energias disponíveis neste momento da forma mais elevada possível.



Comentários