Mercúrio em Outubro - uma peça de dois atos
- Gabi Rhoden
- 7 de out.
- 6 min de leitura

Estamos na reta final do ano e pode ser que você esteja com a sensação de que não conseguiu realizar o que queria, de que o tempo está acabando. Com a chegada da Primavera, essa época do ano ganha um ritmo mais acelerado mesmo: a vida volta a pulsar e a vontade de realizar se apresenta. Mas ainda dá para fazer valer a pena, e eu vou te contar como você pode aproveitar as energias celestes a seu favor.
Outubro é um mês com um potencial imenso para você acessar o que precisa ser transformado e colocar em prática de maneira certeira e focada.
Isso porque Mercúrio, o planeta do intelecto e da mente racional, está a todo vapor. Ele dita o ritmo acelerado desse mês, mudando de signo duas vezes. É justamente se estruturando sobre essas forças que você pode ter insights profundos e incríveis e ainda sair deste mês com um objetivo certeiro para se sentir mais confiante para conquistar o que deseja ainda este ano.
Podemos ver o período de Mercúrio em Escorpião e sua introspecção como o momento de puxar a corda para trás, esticando o arco, e quando entrar em Sagitário é a hora de soltar e deixar que a flecha atinja o alvo.
O primeiro ato: puxar o corda
Vamos entender esse período como uma peça de dois atos. No primeiro, a nossa mente está sob uma ótica de mistério, querendo aprofundar no sentido da vida e disposta a ir fundo para encontrar respostas. Isso porque, até o dia 28, Mercúrio que rege nossa mente racional estará em Escorpião.
Sob a regência desse signo, passamos a ter uma abertura muito maior para a nossa intuição, aquela vozinha de fundo que fica sussurrando as instruções, nos enviando sinais do subconsciente e nos dando instruções de qual caminho seguir para estarmos mais alinhadas com nossa essência profunda.
Ficamos mais sensíveis às trocas intelectuais. Com esse signo poderoso influenciando nossa mente, a sagacidade toma conta e estamos mais estrategistas. Não temos medo do oculto, e isso nos permite olhar para dentro com confiança.
Mercúrio é como uma ferramenta investigativa interna, que vive fazendo perguntas, tentando entender o interno e o externo e fazendo o intercâmbio das informações que recebemos do mundo para então organizá-las internamente, formando a nossa estrutura de pensamento.
Temos uma estrutura fixa, que é o nosso Mercúrio Natal, ponto exato em que esse planeta estava no momento do nosso nascimento. Essa é nossa perspectiva constante da vida. Entender o signo e a casa de Mercúrio em nosso Mapa nos dá clareza sobre como pensamos a vida.
Mas há também a regência atual de Mercúrio que não muda a nossa natal, mas a influencia, e muito! De acordo com os movimentos que esse planeta faz no céu, todos nós temos uma alteração da nossa perspectiva mental, racional e intelectual, mudando a ótica geral sobre como pensamos a vida de forma coletiva.
Aí, então, todos passamos a pensar, questionar, comunicar e se interessar por assuntos relacionados ao signo que Mercúrio está naquele momento.
Por isso a importância desse período até dia 28 de Outubro, pois é um momento único de aprofundamento, onde nossas investigações se voltam para dentro, para entender nossas dores e sombras, buscando visualizar pontos ocultos que, quando abertos, podem ser curados e transmutados.
Eu gostaria muito de abrir dois parênteses aqui sobre esses dois termos muito escorpianos, cura e transmutação, que podem soar como místicos e mágicos – o que não deixam de ser –, porém não se limitam a isso.
Transmutação e cura também são processos ativos, que dependem apenas de nós, da nossa coragem de olhar de frente para nossas dores, angústias e insatisfações e buscar resolvê-las.
Em relação à transmutação, todos temos a habilidade transmutadora, que nada mais é do que pegar algo que não é tão legal assim e o transformar em algo melhor. É preciso lembrar que a jornada dos alquimistas ao se debruçarem sobre as leis universais para transformar metal em ouro é, na verdade, uma analogia ao caráter humano, que sob as ações corretas pode se transformar de algo banal para algo de inestimável valor. E isso é transmutação.
Já em relação à cura, eu preciso confessar que há alguns anos travei uma batalha ferrenha com esse termo, entrei até mesmo em processo de negação e rejeição de tudo que falava sobre se curar, até me deparar com uma descrição de cura como voltar ao natural.
Em essência, todos somos luz, amor, alegria, satisfação, prazer, paz, compaixão. Essa é a natureza da criação. Acontece que isso fica soterrado sobre traumas, dores, dificuldades, sofrimentos, que não são o natural, que são consequências de escolhas erradas – nossas de agora, de outras vidas, da nossa família e até mesmo da coletividade da qual fazemos parte.
Se curar é enfrentar isso que nos soterra para voltar ao natural. Pensar dessa forma foi o que me fez fazer as pazes com esse termo e trabalhar com a vida nos processos de curar aquilo que me soterra.
Aberto esses parênteses e colocando o potencial de cura e transmutação de Escorpião sobre essa ótica, podemos seguir, entendendo esse período rápido que Mercúrio caminhará por esse signo como uma oportunidade de olhar sem medo para dentro, enfrentando o que ainda dói, para encontrar respostas que nos deixem mais perto do natural – que é amor, luz e paz.
O segundo ato: soltar a flecha
Esse período é importantíssimo para nos prepararmos para o segundo ato, que começa quando Mercúrio entrar em Sagitário, dia 29. Aí será o momento da execução, pois esse signo expansivo, destemido e audacioso nos ajudará a pensar nossas ações com dinamismo e assertividade.
Veja se não é a fórmula perfeita: primeiro acessamos mensagens profundas e entendemos o que precisa ser transmutado e então temos o ímpeto de transformar em ações os insights que recebemos.
Sagitário é o signo da flecha. Podemos ver o período de Mercúrio em Escorpião e sua introspecção como o momento de puxar a corda para trás, esticando o arco, e quando entrar em Sagitário é a hora de soltar e deixar que a flecha atinja o alvo.
Perceba, o alvo, no singular. Essa é uma das virtudes de Sagitário, a capacidade objetiva. É entender o ponto que se quer chegar e, mirando nele, saber como caminhar. É quase como uma obstinação. Portanto, a partir do dia 29, não se assuste caso você tenha algum hiperfoco. É a magia de Sagitário se apresentando na sua vida e te dando a oportunidade de se aprofundar naquilo que é necessário para o seu processo neste momento.
Aqui está a chave para aproveitar desses trânsitos: primeiro mergulhe em si profundamente, sem medo. Anote seus sonhos, perceba como sua mente está trazendo informações do seu eu mais profundo. Abrace esse período de intuição, sensibilidade e clareza mental para viver esse processo poderoso com devoção a você, sabendo que os frutos dessa imersão serão colhidos em breve.
Depois, se prepare para agir de acordo com as respostas e instruções que encontrou em sua incursão. Use isso como uma bússola para apontar a flecha para agir com objetividade. Aproveite da coragem, da alegria e do otimismo sagitariano para se movimentar energicamente na direção do seu futuro.
Gosto sempre de lembrar que o arquétipo de Sagitário é um ser mítico, um centauro: metade de baixo, cavalo; metade de cima, humano. Esse símbolo traz a união perfeita da capacidade racional com a força de ação animal. Sob a regência de Sagitário, nenhum obstáculo é páreo para a força de vontade.
Por fim, gostaria de salientar que Mercúrio está em um movimento bastante rápido. Ele oscila seu ritmo e, às vezes, fica mais tempo nos signos, dando uma abertura maior para nos aprofundarmos naquela energia. Da forma como está se movimentando atualmente, temos a sensação de aceleração, agito mental, e seu trânsito passa num triz; piscou, perdeu.
Espero de todo coração que você não deixe passar essa oportunidade poderosa de se alinhar a essas forças mercurianas desse período e que possa aproveitar dessas e de todas as boas energias disponíveis da forma mais elevada possível.



Comentários