top of page

Signos, os 12 arquétipos zodiacais

  • Foto do escritor: Gabi Rhoden
    Gabi Rhoden
  • 1 de set.
  • 7 min de leitura
ree

“Todas as palavras-chave, qualidades e listas intermináveis de características, habitualmente encontradas nos manuais astrológicos, provêm dessas raízes essenciais: os doze padrões primários de energia, comumente chamados de Signos do Zodíaco.”

Stephen Arroyo


Quando observamos nosso Mapa Natal logo percebemos que temos todos os signos. Em maior ou em menor grau somos influenciados por todos eles de forma única e singular, de acordo com a posição que cada um estará alocado na Mandala Astrológica.

Sendo assim, o primeiro e mais importante passo do estudo da Astrologia é olhar com profundidade para esses 12 signos que tem a função principal de organizar características de um determinado arquétipo, percebendo que eles não têm a intenção de determinar ou limitar, nem mesmo de responder tudo sobre alguém, muito pelo contrário, são eles quem nos ajudam a expandir em significado e fazer perguntas.


Áries é o signo que abre a roda zodiacal, dá o impulso para o começo do ciclo astrológico e por isso tem um poder de ação muito forte. Por ser o primeiro signo ele fala muito sobre aspectos individuais, do ser em essência, algumas vezes de uma forma até um pouco egoísta. O fato é que Áries sabe da importância e do valor do eu, único e singular.

Esse é um signo que traz uma forte característica de impulsividade, assertividade e ação. É direto e reto, sem rodeios. Áries tem uma força nata de liderança e usará isso para alcançar o que deseja, sendo motivado pelo desejo de conquista.

Palavras-chave: impulsividade, autonomia, impetuosidade, reconhecimento pessoal, inquietação, ação impetuosa, franco/direto, facilidade para inicios, desejo de conquista, identidade, mestre de si mesmo.


Touro traz características fortes de materialização e concretização de uma forma muito firme e segura que auxiliam a criar um ambiente de conforto e estabilidade, que são conceitos importantes para esse signo. Há uma capacidade de focar no aqui e no agora, o que traz alto poder de realização mas também uma certa seriedade e inflexibilidade.

Aspectos como preguiça, lentidão e teimosia, que se tornaram os grandes estereótipos desse signo podem ser compreendidos melhor quando olhamos para o animal que o representa, percebendo como o Touro é pesado, tem uma estrutura grande e forte para ser movimentada, exigindo um alto nível de energia que as vezes não está disponível.

Palavras-chave: materialização, trabalho, produção, reservado, praticidade, estabilidade, apego, alicerce, segurança, persistência, bem estar material, elegância, satisfação, certeza, resistência a mudança, firmeza, teimosia, prazeres da vida, conforto, durabilidade, processos cautelosos e lentos, produtividade, paciência.


Gêmeos é o signo das possibilidades, da expansão e da diversidade. Traz características muito fortes de curiosidade, dinamismo e flexibilidade que num desequilíbrio podem resultar em uma dificuldade de foco e concretização, como alguém que abre várias portas mas não segue uma jornada efetiva por nenhuma delas ou que desenvolve inúmeras habilidades mas não consegue se aperfeiçoar em nenhuma.

Esse signo tem uma incrível capacidade mental, muitas ideias criativas, pensa fora da caixa, está sempre em movimento e aberto para o novo. Características como bom humor e diversão também são muito fortes já que geralmente expressa leveza e tem uma interação social muito fluída.

Palavras-chave: Inteligência de forma prática, comunicação, intelectualidade, curiosidade, múltiplos interesses, dispersão, amor pelo meio social, processos mentais acelerados, busca pelo conhecimento, dualidade, superficialidade, oscilações, adaptação, movimento.


Câncer é um signo que fala muito sobre aspectos emocionais e subconscientes. Tudo é mais profundo e intenso para esse signo já que há uma sensibilidade muito forte e um grandioso desejo de viver em afeto, acolhimento e conforto, que quando não suprido pode gerar uma mágoa muito profunda, trazendo altas doses de drama para os relacionamentos, campo preferido desse signo.

Por compreender a importância do afeto e do carinho, esse signo tem a capacidade de se doar incondicionalmente e isso o ajuda a demonstrar sempre uma certa doçura, prestatividade e compaixão pelo outro. A única questão é que ele espera ter tudo isso de volta, pois necessita que o fluxo desses sentimentos esteja em movimento.

Palavras-chave: Cuidado, emoção, carência afetiva, apego, conforto interior, sensibilidade, melancolia, drama, expectativas, relacionamentos, carinho, afeto, delicadeza, maternidade, lar, desejo de acolhimento, família, passado.


Leão é o signo do brilho pessoal, aquela luz que encanta a todos e espalha o que tem de melhor por onde vai. Força, dinamismo e presença, onde tiver Leão, teremos essas características também. É um signo que tem consciência de si, de seu poder, se reconhece e se ama, por isso mesmo algumas vezes acaba passando uma imagem de um certo egocentrismo ou narcisismo.

Existe em Leão um magnetismo que conquista e uma força de persuasão muito grande que pode gerar uma imposição ou dificuldade em lidar com as particularidades e vontades do outro já que há uma forte ênfase em seu próprio brilhantismo.

Palavras-chave: Reconhecimento, criatividade, autoestima, ego, autoafirmação, imagem, identidade, altivez, centro das atenções, magnetismo pessoal, centramento, essência, paixão, reconhecimento, fama, orgulho, paternidade, individualidade.


Virgem é o signo do processo, da organização e dos hábitos. Há uma força de fazer acontecer por meio de uma visão estratégica, que calcula, pondera e estuda os mínimos detalhes de uma forma que ninguém mais faz. Todo esse detalhismo pode gerar um certo perfeccionismo, uma exigência e cobrança muito grandes, sobre si mesmo e sobre os outros.

É um signo que traz visão, clareza e perspectiva exatas sobre coisas que podem estar confusas e esse seu poder de compreensão num nível mais estrutural faz com que esse signo compreenda de forma muito única a natureza das coisas e utilize esse saber para criar regras, estruturas e procedimentos geniais.

Palavras-chave: busca pela perfeição, detalhista, pureza, servidão, melhor forma possível, repressão, critica, critérios, autocritica, exigências, controle excessivo, aperfeiçoamento, métodos, fundamentos, argumentos fortes, controle, auto cobrança, obsessão, organização, limpeza, critica pessoal, exigência mental, pragmatismo, instrução, aprimoramento.


Libra é o signo da troca, do dar e receber que busca harmonia e justiça. Sua balança está sempre trabalhando para buscar um equilíbrio, um estado de plenitude e tranquilidade em que se possa desenvolver as relações de forma fluída.

Tem uma forte tendência a olhar para o outro e a focar nas relações, onde pode acabar esquecendo de si mesmo e na intenção de ajudar a garantir algo melhor para o outro e para a sociedade, acaba se perdendo de si mesmo.

Palavras-chave: Relações, harmonia, passividade, social, intelectual, justiça, diplomacia, dualidade, compreensão, expectativa social, cumplicidade, compreender o outro, compaixão, olhar voltado para o outro.


Escorpião é o signo que vem nos ensinar sobre a transitoriedade da vida, a importância de aprendermos com a fluidez e com a impermanência. Por ter essa forte consciência das transformações que são inerentes e inevitáveis pode se tornar um pouco frio e acabar esquecendo que também é importante preservar e construir coisas, mesmo que seja para que sejam destruídas depois.

Há uma força muito grande no poder de profundidade desse signo, que chega a lugares que nenhum outro chega, ele conecta com o oculto e aprende com as sombras, essas características tem um poder imenso de proporcionar uma evolução única e verdadeira.

Palavras-chave: Profundidade, mudança, intensidade, instabilidade, impermanência, transformação, renascimento, sombra, obscuridade, cura, espiritualidade, regeneração, vida-morte-vida, possessividade, extremidades, estratégia, observação, dominação, presença forte, resistência, sensibilidade ao oculto.


Sagitário é o signo da liberdade, da expansão por meio do contato com o outro e com o mundo, é o quebrador de barreiras, eterno buscador de lugares e experiências, o mundo é o seu quintal.

Ele traz a essência da identidade como uma forma de se afirmar e se expressar para o mundo, na forma de uma filosofia de vida e um forte idealismo, que quando é focado demais pode acabar trazendo uma característica de inflexibilidade ou exagero.

Palavras-chave: Extroversão, curiosidade, otimismo, expansividade, viagens, aprimoramento, abertura para novas culturas, conhecimentos profundos, profundidade, intelectual, arrogância, egocentrismo, sarcasmo, ironia, filosofia, idealismo, explorar o saber.


Capricórnio é o signo da reponsabilidade, da determinação e do legado. Ele nos ajuda a compreender a importância da expressão dos nossos talentos para o mundo, com a intenção de criar algo maior, de construir coisas no mundo material por meio da força de um trabalho que revele a singularidade do nosso ser.

Por ter noção da importância da disciplina e do poder de realização que ter o pé-no-chão pode trazer, algumas vezes acaba insistindo por muito tempo em algo de uma forma muito pragmática, quando o melhor seria soltar e deixar que tudo se ajeite.

Palavras-chave: Matéria, estrutura, trabalho, liderança, limites, maturidade, senso de planejamento, sucesso, status, empreendedorismo, estratégia, ambição, reconhecimento social, limitações, disciplina, sobriedade.


Aquário é um signo futurista, visionário e voltado para o coletivo. Tem uma capacidade imaginativa muito positiva, de criar cenários e possibilidades incríveis que são capazes de transformar o mundo todo num lugar melhor, pois é assim que ele pensa, no todo, no social, em algo que vai causar um impacto evolutivo global.

Sua família são todas as pessoas que pensam parecido com ele, que estão dispostas a lutar pelas mesmas causas que ele considera importantes e relevantes, por isso lealdade e parceria são características certeiras. A questão é que com toda essa inventividade as vezes fica difícil concretizar ou construir algo sólido e acaba ficando tudo solto no mundo das ideias.

Palavras-chave: Social, intelectual, ideologia, coletivo, eu com o todo, um lugar no mundo, visão futurista, contramão do mundo, solidão, humanitário, revolução, fazer diferente, isolamento, visionário, precisa do social, racional, progresso, evolução, objetivos futuros, tecnologia.


Peixes é o signo que fecha a roda zodiacal e acaba trazendo todos os outros dentro dele pois é um signo que fala sobre a união e a forma de olhar o todo, perceber o oculto que liga tudo e todas as coisas. Assim, ele fala sobre um mergulho profundo para dentro si mesmo para lidar com questões que as vezes não são racionais ou emocionais, estão em um nível muito mais profundo, nível de alma.

Com essa possibilidade intuitiva e sensitiva de unir todas as visões em uma ele pode acabar se perdendo num mundo de ilusões insustentáveis no aqui e no agora que podem gerar conflitos internos profundos e intensos. Quando superado esse desafio, Peixes expande e traz para o mundo sua visão única e poderosa do todo que há por trás de tudo.

Palavras-chave: Sonhos, introspecção, ilusão, fuga da realidade, sensibilidade, intuição, imaginação, diversão, espiritualidade, profundidade da alma, empatia, dispersão, misticismo, sonhador, profundidade, segurança emocional, doçura, conflito interno, esponja, sensitividade, utopia.


Comentários


© 2035 por Gabriela Rhoden.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Yelp Branco
bottom of page