Tudo sobre as casas astrológicas
- Gabi Rhoden
- 1 de set.
- 3 min de leitura

“As casas se tornaram o quadro de referência através do qual as potencialidades da combinação de planeta com signo podiam ser relacionadas com os atuais acontecimentos e conceitos de vida. Sem a estrutura das casas, os astrólogos não podem trazer para a Terra o significado dos eventos celestes.”
Howard Sasportas em As doze casas
As casas representam uma área especifica da nossa vida e serão influenciadas pelas características dos signos que estiverem em sua limitação e pelos planetas que a habitarem. As casas nos contam onde, em nossas vidas, haverá as influências dos trânsitos planetários que identificaremos no Mapa.
CASAS ASTROLÓGICAS: SISTEMA DE PALAVRAS-CHAVE
De uma forma resumida, utilizando mais uma vez um sistema de palavras-chaves, se encontram a baixo os principais conceitos relacionados a cada uma das 12 casas astrológicas:
CASA 1
Palavras-chave: Identidade, expressão para o mundo, como é reconhecido
CASA 2
Palavras-chave: Bens materiais, sensação de segurança, valores, posses
CASA 3
Palavras-chave: Acesso a informação, comunicação, interesses intelectuais
CASA 4
Palavras-chave: Família (mãe), lar, passado (infância), ancestralidade
CASA 5
Palavras-chave: Paixões, bem estar, filhos (criações), realizações
CASA 6
Palavras-chave: Saúde, rotina, hábitos
CASA 7
Palavras-chave: Relacionamentos, parcerias, agir junto
CASA 8
Palavras-chave: Transformações, tabus, morte (impermanência)
CASA 9
Palavras-chave: Filosofia de vida, aprofundamento intelectual, expansão
CASA 10
Palavras-chave: Profissional (propósito), projeção social, reputação
CASA 11
Palavras-chave: Amigos (coletivo), futuro, olhar social, legado
CASA 12
Palavras-chave: Questões inconscientes, processos internos (unidade), sombra
CASAS ASTROLÓGICAS: UM CONCEITO PROFUNDO
Por mais simples que possa parecer as Casas são conceitos profundos e guardam enumeras possibilidades de expansão da compreensão do Mapa e, consequentemente, da vida. O sistema de palavras-chave é a ponta do iceberg, que se faz importante para uma compreensão inicial, porém fica o lembrete de que há muito mais o que saber.
Stephen Arroyo em "Astrologia e os quatro elementos" aprofunda o tema das casas por meio de duas divisões (agrupamentos) conceituais, uma em relação aos elementos que a regem e a outra em relação a angulação.
AGRUPAMENTO POR ANGULAÇÃO
O agrupamento em relação à angulação divide as casas em 3 grupos de 4 casas:
· Angulares (1, 4, 7 e 10) estão relacionadas com uma qualidade automotivadora e tem um impacto imediato sobre a estrutura da nossa vida. A palavra chave para as casas angulares é AÇÃO.
· Sucedentes (2, 5, 8 e 11) estão relacionadas com os desejos individuais e com o que queremos controlar e governar. A palavra chave das casas sucedentes é SEGURANÇA.
· Cadentes (3, 6, 9 e 12) estão relacionadas com entrada, troca e distribuição de pensamentos e observações. A palavra chave para as casas cadentes é CONHECIMENTO.
AGRUPAMENTO POR ELEMENTOS
O agrupamento em relação aos elementos as divide em 4 grupos de três casas:
· Trindade da vida: casas do elemento Fogo (1, 5 e 9)
Estão associadas com as nossas atitudes para com a própria vida e para com as experiências de estar vivo. A palavra chave para as casas de Fogo é IDENTIDADE.
· Trindade da riqueza: casas do elemento Terra (2, 6 e 10)
Estão relacionadas com o nível de experiência em que tentamos satisfazer nossas necessidades no mundo prático. A palavra chave para as casas de Terra é MATERIAL.
· Trindade do relacionamento: casas do elemento Ar (3, 7 e 11)
Estão associadas com os contatos sociais e com os relacionamentos de todos os tipos, e também com atividades intelectuais. A palavra chave para as casas de Ar é SOCIAL/INTELECTUAL.
· Trindade da alma: casas do elemento Água (4, 8 e 12)
Tratam do passado, das reações condicionadas que agora são instintivas e operam através das emoções. A palavra chave para as casas de Água é EMOCIONAL/DE ALMA.
Comentários