Afinal, o que é Astrologia?
- Gabi Rhoden
- 1 de set.
- 3 min de leitura

De uma forma resumida e simples, indo direto ao ponto, a Astrologia é uma ferramenta que busca compreender como a energia do posicionamento dos astros influencia nossa vida aqui na Terra.
“O desígnio da astrologia é, portanto, fazer a ponte entre os humanos e o cosmos. De posse do saber astrológico, os homens peregrinam em direção ao firmamento, em busca da sua dimensão mágica. No sentido inverso, os astros se reclinam sobre a superfície da Terra e tocam a sua própria humanidade”
Cláudia Lisboa
O berço temporal da Astrologia é milenar, nas civilizações antigas havia uma consideração significativa por esse saber e os Astrólogos eram figuras importantes, consultadas por reis diante de decisões difíceis e extremamente respeitados por seus direcionamentos embasados nas posições planetárias.
Retornando para algumas centenas de anos atrás, a Astrologia era ainda um conhecimento muito reconhecido e disseminado, considerado como essencial para a compreensão das questões que cercam a existência humana, tamanha a sua importância, era matéria ensinada em faculdades, juntamente com a astronomia.
Com o passar do tempo e o surgimento de movimentos de centralização de poder como a inquisição, o avanço do patriarcado e a industrialização esse estudo foi desacreditado e até ridicularizado pois não era do interesse da elite que o povo tivesse acesso a um conhecimento que auxilia no desenvolvimento pessoal e lhe dá poder para compreender melhor sua própria vida e expandir.
Atualmente, com o resgate de saberes ancestrais, o movimento crescente de conexão com a espiritualidade e a noção da importância do autoconhecimento, a Astrologia está retomando sua importância, reconhecimento e seriedade e tem sido vista como uma significativa ferramenta para nos tornarmos mais conscientes e evoluirmos.
ASTROLOGIA É MÍSTICA?
A palavra místico relaciona-se com o conceito de segredo, mistério e enigma, sendo uma linguagem que é desvendada por meio de símbolos alternativos e não usuais.
Considerando esse conceito, a Astrologia pode sim ser chamada de um conhecimento místico, principalmente por ser codificada por meio de uma linguagem de símbolos própria, mas ela também é erudita pois exige aprofundamento e instrução aprimorada por meio de leituras e estudos, é filosófica por se preocupar em refletir sobre questões da existência humana, empírica por ter sido desenvolvida por meio da observação dos ciclos planetários e psicológica, por se debruçar sobre as tendências do comportamento humano.
O místico também tem o seu valor e é tão indispensável para o bem estar e o crescimento do indivíduo quanto o conhecimento científico, político, artístico, médico, porém utiliza de valores subjetivos que podem não conversar diretamente com a necessidade de expressar um desempenho de produtividade ou a obtenção de um retorno material, que são mais facilmente reconhecidos e valorizados na nossa sociedade.
O contato com a Astrologia e tantas outras expressões de conhecimento místico são formas únicas e expressivas de acessarmos o lado direito do cérebro, desenvolver a parte interna que sonha, comtempla o indizível, brinca de construir significados e experimentar estados de consciência que não podem ser quantificados, medidos, catalogados ou comprovados por metodologias científicas, mas que são igualmente importantes para o desenvolvimento humano.
A vivência e o conhecimento místico dificilmente poderão resolver questões de natureza física que nos causam dor e sofrimento, seja a nível individual ou coletivas, como a fome, a desigualdade, a exploração, a injustiça, mas eles podem trazer acolhimento a nível individual, fortalecendo internamente pessoas que terão força e capacidade de fazer as mudanças necessárias do coletivo.
COMO A ASTROLOGIA NOS AUXILIA À NÍVEL INDIVIDUAL?
Por meio da compreensão das energias astrais que nos acompanham ao longo da vida, que se encontram organizadas no nosso Mapa Natal, geramos clareza sobre as principais características de nossa personalidade.
Ter conhecimento do posicionamento dos Astros no momento do nosso nascimento pode trazer um grande acolhimento, nos auxiliando a aceitar nossas sombras e nossa luz, entender melhor nossos principais desafios e acessar pré-disposições adormecidas, que só precisam de um pouco de trabalho interno para virarem grande potências.
"Nascemos num dado momento, num dado lugar e temos, como os vinhos célebres, as qualidades do ano e da estação que nos viram nascer. A Astrologia não pretende ir mais longe."
Carl Gustav Jung
Entenda melhor sobre o que é um Mapa Astral.
Comentários